Atividade grupo
Seg, 22/09/2014 - 16:08
Olá Amigos
Desejo-vos um bom resto de tarde ( sem tabaco , claro )
Há cerca de 10 anos , o meu médico de família durante uma consulta e sabendo os valores do meu colesterol , o meu Índice de Massa Corporal , na altura era de 35 , ou seja obesidade severa , sabendo também que eu fumava cerca de um maço por dia , fez um cálculo e transmitiu-me o seguinte :
Ramiro vou dizer-te isto para que o leves a sério . Tens uma probabilidade de 80% de vires a sofrer um Infarto ou Angina de Peito ( doença coronária ) , dentro de dois anos . Saí do consultório a pensar seriamente no assunto , mas como deixar ? Então decidi o pior , não ligar e deixar andar , podia ele estar a enganar-me com os cálculos .
De facto passado um ano e pouco , sofri uma Isquémia Aguda ( principio de infarto ) e fiquei no estado que me encontro , sem poder fazer esforços e sem poder envolver-me em emoções , um pouco mais fortes pois quando isso acontece , o coração precisa de mais sangue e oxigénio e no meu caso , as ramificações mais finas , das artérias que levam o sangue para o músculo cardíaco , estão obstruídas . Ando fortemente medicado para evitar complicações , como Infarto .
No entanto eu depois de ter alta hospitalar , continuei a fumar e um dia tive que recorrer ás Urgências , onde um médico me perguntou , se eu já tinha deixado o tabaco . Respondi que não e ele deu-me uma boa sugestão . Sr. Ramiro , você tem netos que gostam de si , é egoísta e não pensa neles ? Vá lá fora e fume o seu último cigarro . Obedeci e o facto é que passados 8 anos , nunca mais toquei num cigarro e o fumo enoja-me . Mas não é fácil , sejamos realistas .
O tabagismo é classificado , como uma doença do grupo dos transtornos mentais e comportamentais , decorrentes do uso de uma substância Psicoativa , a Nicotina . Um cigarro é composto por 4.700 substâncias tóxicas , entre elas a Nicotina , Monóxido de Carbono e o Alcatrão .
A Nicotina atua no Sistema Nervoso Central , como a cocaína e chega ao cérebro em apenas 9 segundos .
O Monóxido de Carbono , é o mesmo gás que sai dos escapes dos automóveis .
O Alcatrão é constituído por diversas substâncias , como por exemplo o Fósforo
P4/P6 , usado no fabrico de veneno para os ratos .
JÁ VOS CHEGA PARA ASSUSTAR ? NÃO IMAGINAM O SOFRIMENTO CAUSADO POR ENFISEMA PULMONAR , ATÉ QUE FECHEMOS OS OLHOS PARA SEMPRE !

Dos dois modos de deixar , o radical ou seja , marcar uma data e a partir daí nem mais um cigarro . O outro , o de deixar reduzindo lentamente , resulta na maioría dos casos em fracasso .
Somos mais fortes que andar a inalar químicos tóxicos .
Eu consegui e os meus amigos também irão conseguir .
Não pensem na parte de estar a chupar um cigarro , pensem na porcaria que estão a ingerir .
Força , abraço
Comentar
mostrar comentários (4)
esconder comentários (4)
Seg, 22/09/2014 - 22:47
Parabens.
Ter, 23/09/2014 - 08:54
Obrigado Joana .
Qua, 24/09/2014 - 13:23
Gostei muito de ler o seu testemunho...Obrigada. Eu quero e sei que tenho de deixar de fumar
Qui, 25/09/2014 - 12:53
Força Isabel , torço por si .