Artigo

01 Dez, 2015

A depressão não é uma doença simples de lidar. As pessoas que convivem com quem sofre de depressão, muitas vezes, tentam ajudar a pessoa deprimida com frases de incentivo. Mas algumas frases, mesmo quando ditas com boa intenção, podem piorar o estado de saúde do deprimido. De forma a evitar este tipo de situação, a lista abaixo apresenta dez dessas frases que nunca devem ser ditas a quem está com depressão.

1 – “Pensa em coisas boas da vida.”

Otimismo é fantástico, e muitas vezes até ajuda na recuperação de doenças. Mas no caso de pessoas deprimidas, pensamentos positivos podem não ser tão benéficos, pois obrigar alguém com depressão a pensar positivo pode aumentar o medo e ansiedade da pessoa, por simplesmente não conseguir atrair este tipo de pensamento.
Em outros casos, a pessoa, mesmo deprimida, sabe identificar as partes boas da sua vida, só não lhes consegue dar o devido valor, por causa da depressão. Assim sendo, pedir para a pessoa pensar positivamente nem sempre ajuda.

2- “Precisas de sair, dar uma volta.””

Esta frase, ao invés de resolver, piora a vida de um deprimido, dado que o leva a pensar que é incapaz de voltar a ter a mesma vida que tinha antes, culpando-se por se isolar do mundo.

3- “Porque não experimentas fazer exercício físico?””

Exercícios físicos são ótimos, tanto para a saúde mental como física. Mas aconselhar uma pessoa com depressão a praticar exercício pode ter um efeito contrário: pode levar a pessoa a pensar que a sua aparência física está péssima, podendo ficar ainda mais triste, o que pode piorar a depressão.

4- “Precisas de fazer meditação ou Yoga.””

Meditação e Yoga são práticas muito boas, tanto para problemas da mente, como depressão e stresse. No entanto, em alguns casos de depressão, especialmente nos mais graves, aconselhar a pessoa a fazer uma dessas práticas pode ser prejudicial, pois pode fazer com que ela se sinta incapaz de resolver os seus próprios problemas ou que aparente estar à beira de um ataque de nervos, necessitando de qualquer ajuda, seja ela qual for.

5 - “Há pessoas que estão pior do que tu.””

Há sempre pessoas em situações piores. Uma pessoa deprimida também sabe disso e, por mais que a sua situação esteja má, ele sabe que há sempre alguém numa situação pior. No entanto, isso não muda a situação que ele está a viver. O sofrimento alheio não faz o deprimido sentir-se melhor. Pelo contrário, faz com que ele se sinta pior, pois acaba por se culpabilizar por ter um problema psicológico que não consegue controlar, enquanto tantas outras pessoas em situações piores estão saudáveis e ativas.

6- “Procura um novo emprego.””

Em alguns casos, pode ser que o emprego seja realmente o que esteja a desencadear a depressão na pessoa, por conta do stresse e da pressão. Ou mesmo por estar num emprego que não se gosta. Mas não se deve aconselhar uma pessoa deprimida a tomar uma decisão tão importante, pois a depressão impede a pessoa de compreender os factos claramente e de tomar uma decisão sábia.

7- “Procura outra pessoa, um novo amor.””

Problemas no relacionamento também podem ser a causa de uma depressão. Ou mesmo a falta de um relacionamento amoroso. Mas nem sempre largar o companheiro é a melhor solução. Em muitos casos, o companheiro acaba apenas por ser atingido pelos problemas gerados pela doença, o que interfere de alguma forma no relacionamento. Mas não é o facto de o companheiro não lidar muito bem com a depressão que deve levar o deprimido a terminar a relação. Muitas vezes, retirar pessoas da vida de um deprimido nem sempre é a melhor solução, pois pode ser justamente aquela pessoa que, sem que se perceba, ajude mais no combate à doença.

8 – “Podes melhorar sem tomar qualquer medicação. Só depende ti.””

Medicamentos em excesso podem fazer mal ao organismo. Mas, em muitos casos de depressão eles são extremamente necessários no tratamento da doença, pois contém substâncias que melhoram a qualidade de vida da pessoa. Dizer a uma pessoa que ela não deve tomar medicamentos e que se deve tratar sozinha pode fazer com que ela se sinta impotente e incapaz, ao tentar inúmeras vezes e não conseguir recuperar sem a toma de medicamentos.

9- “Tu queres, de verdade, sentir-te melhor?””

Toda a gente se quer sentir melhor, e isso não é diferente numa pessoa deprimida. Ela não está com depressão por opção. E essa frase passa a falsa ideia de que basta querer para se sentir feliz e se recuperar instantaneamente da depressão, somente com força de vontade. Ter pensamentos positivos pode ajudar a sair de uma depressão. Mas isso nem sempre é o suficiente. Muitas vezes a pessoa precisa da ajuda de profissionais para tratar a doença.

10- “São tudo coisas da tua cabeça. Toda a gente se sente triste de vez em quando.””

É claro que todas as pessoas já passaram por momentos difíceis e já se sentiram tristes algumas vezes. Mas muitas pessoas duvidam que o deprimido realmente sinta o que diz. Considerando que ele está apenas a exagerar, e que tudo não passa de um momento de tristeza. Dizer frases deste tipo pode fazer com que o deprimido se sinta incompreendido e até que deixe de lado o tratamento da doença, o que o pode prejudicar.