Artigo

09 Jul, 2016

Considerada por muitos como a “epidemia do século XXI”, a obesidade afeta mais de dois bilhões de pessoas em todo o mundo. Se sofre ou conhece alguém que sofre deste problema de saúde, conheça 15 dicas de ouro para combater a obesidade e ter uma vida mais saudável e feliz!

1. Procure ajuda médica

A obesidade é uma doença associada ao comportamento alimentar e, como tal, deve ser tratada por um médico qualificado para efetuar um diagnóstico correto e prescrever o tratamento adequado a cada caso (particularmente um plano alimentar personalizado).

2. Faça um planeamento das suas compras

Combater a obesidade também passa por fazer um planeamento das suas refeições semanais e, nesse sentido, um planeamento das suas compras de supermercado. Ao visitar esse espaço com uma lista em mãos que contenha somente os ingredientes que farão parte das suas refeições, haverá uma menor margem para cometer “deslizes” na dieta.

3. Fracione as refeições

Uma das estratégias que realmente funcionam no que respeita ao combate da obesidade diz respeito ao fracionamento das refeições. Assim, ao invés de fazer três refeições principais e ignorar os lanches nos períodos intermédios do dia (que auxiliam no processo metabólico e diminuem a fome), fracione as suas refeições em cinco ou seis vezes para se sentir saciado e menos tentado a comer alimentos desadequados a uma dieta alimentar com fins de emagrecimento.

4. Mantenha um diário alimentar

Manter um registo da sua alimentação por meio de um diário ajuda a que você se mantenha motivado no combate à obesidade, já que identificará as principais forças e fraquezas desse processo e conseguirá analisar os aspetos que precisa de melhorar para atingir os resultados desejados com total segurança e integridade.

5. Diga não ao sedentarismo

Pela sua saúde: mexa-se!
Praticar uma atividade física de forma regular é essencial para perder peso e ganhar saúde, por isso o combate ao sedentarismo deve ser uma prioridade na sua agenda. Se você não pode inscrever-se num ginásio ou praticar exercício físico com regularidade, adote medidas simples: troque o elevador pelas escadas, o carro pela bicicleta na ida para o trabalho (ou desça do transporte público duas paragens antes da sua) e faça caminhadas diárias de 30 minutos – tudo conta para queimar calorias e ganhar saúde!

6. Dê prioridade às proteínas magras

Em relação ao consumo de proteínas, prefira consumir peixes ao invés da carne e, em relação a ela, dê prioridade às carnes brancas (frango e peru, por exemplo) e restrinja o consumo de carnes vermelhas, que apresentam uma maior concentração de toxinas e sobrecarregam o trabalho renal.

7. Tenha um sono de qualidade

Durma pelo menos oito horas por dia – o repouso é fundamental para combater a obesidade através da perda de peso pela correta ação metabólica e da renovação celular!

8. Privilegie frutas e legumes

O consumo de frutas e legumes frescos (preferencialmente biológicos, por conterem menos químicos) deve ser privilegiado na dieta alimentar com vista a uma perda de peso efetiva e, consequentemente, ao combate da obesidade.

9. Declare guerra ao açúcar, ao sal e às gorduras

Evite ao máximo o consumo de alimentos com elevado teor de açúcar, sal e gorduras – além de serem “calorias vazias” para o seu organismo, este tipo de alimentos não apresenta nutrientes de valor para o seu organismo nem contribui para a sensação de saciedade. Fique longe deles!

10. Faça da água a sua melhor amiga

Ingerir pelo menos dois litros de água por dia é essencial para manter a hidratação corporal e facilitar a eliminação dos líquidos, além de contribuir para o processo metabólico e para a renovação das células.

11. Controle o stress

Controlar o stress e a ansiedade tirando tempo para o descanso, para o lazer e para o convívio permite que você adote uma postura mais descontraída e otimista em relação a todo o processo terapêutico de luta contra a obesidade.

12. Esqueça os produtos industrializados

Os produtos industrializados não acrescentam valor na sua dieta, já que não apresentam nutrientes e vitaminas capazes de satisfazer as suas necessidades diárias, fornecendo apenas corantes, conservantes e outras substâncias nocivas à saúde que se traduzem num elevado número de calorias.

13. Alimente-se de três em três horas

Ingerir alimentos saudáveis de três em três horas é essencial para que o seu metabolismo funcione corretamente a favor da perda de peso, além de manter a sensação de saciedade e evitar que você caia em tentação e “belisque” entre as refeições.

14. Prefira as versões integrais dos alimentos

Preferir a versão integral de alimentos como massas, cereais, arroz e pão significa uma maior ingestão de fibras e, consequentemente, uma escolha mais equilibrada para facilitar o seu processo metabólico e o seu processo de perda de peso.

15. Evite comer à frente da televisão

Da mesma forma que cumpre a sua função lúdica, a televisão consegue ser um elemento de enorme distração e atrapalhar o controlo do tipo de alimentos e das porções ingeridas às refeições. Assim, faça um favor a si mesmo/a: não coma à frente da televisão!