Artigo

27 Maio, 2016

O nosso organismo necessita de diversos compostos para um bom funcionamento, entre eles estão os minerais e as vitaminas cuja deficiência poderá resultar em doenças e distúrbios graves, pelo que é recomendada uma alimentação variada e rica em nutrientes. Entre as vitaminas necessárias para o bom funcionamento do corpo humano está a vitamina B12, que está presente em alimentos de origem animal e em nori, uma placa feita de algas, que é utilizada pelos veganos e vegetarianos para colmatar a deficiência de B12 na sua alimentação. É indicado que, apesar de a soja conter a vitamina B12 esta não é absorvida da mesma forma por ser de proveniência de uma planta e as plantas sintetizam esta vitamina de forma ineficiente para benefício do corpo humano. Este artigo pretende abordar o tema da vitamina B12: o que é, que efeitos provoca e a sua influência no cérebro humano, pelo que iremos começar com a polémica gerada em torno dos veganos por estes não consumirem tal vitamina por terem retirado todos os alimentos de origem animal da sua dieta.

O que é a vitamina B12?

A vitamina B12 é conhecida também por cobalamina ou cianocobalamina e é uma vitamina essencial ao bom funcionamento do cérebro humano. Tem uma especial e determinante função na formação do sangue, previne doenças cerebrais e cardíacos, promove uma boa manutenção do sistema nervoso e é necessária eritropoiese, estando também ligada ao processamento de aminoácidos e ácidos nucleicos. É indicada uma ingestão diária de vitamina B12, sendo importante até para mães gestantes, para crianças e, claro, adultos. A dose diária de B12 necessária não é muito elevada, pelo que na sociedade portuguesa, por exemplo, em que se consome muita carne e variados, poderá existir uma sobre ingestão da dita vitamina.

Que influência tem a vitamina B12 no cérebro humano?

A ausência de produtos de origem animal na alimentação humana e da ingestão de alimentos que promovam a absorção de vitamina B12 é polémica, tal como referido acima, ela é necessária ao bom funcionamento do organismo e a sua ausência causa problemas graves, inclusive ao cérebro humano. Aos veganos resta tomar suplementos e beneficiar de uma vida mais leve em termos de consciência, pois a ausência do contributo para a indústria da carne traz alívio, mas voltemos à influência da vitamina B12 no cérebro: É uma das 8 vitaminas do complexo B e está envolvida na manutenção das células no nosso organismo, incluindo o cérebro. A vitamina B12 é responsável pelo bom funcionamento do cérebro e das capacidades cognitivas como a aprendizagem, memória e concentração. É uma vitamina fundamental para o desenvolvimento intelectual, para a energia e estado de alerta. Contribui para a manutenção do cérebro, fomentando a juventude do mesmo e, por sua vez, retarda o seu envelhecimento e previne o declínio cognitivo que pode levar ao desenvolvimento da doença de Alzheimer bem como outras doenças ligadas ao declínio cognitivo, demência e estados senis.

Que efeitos provoca a ausência de vitamina B12 no nosso organismo?

A deficiência da vitamina B12 no organismo humano não é detetável facilmente, pelo que se têm que recorrer às análises e exames sanguíneos. Esta deficiência poderá manifestar-se em dificuldades cognitivas, como por exemplo na concentração e memória e no surgimento fácil de formigueiro nos membros em alturas de inatividade, sintomas psiquiátricos e dificuldades de sensibilidade e locomoção. Após a ingestão da vitamina B12, esta é absorvida no fim do intestino delgado, ligada ao fator intrínseco.

Que polémica existe em torno da abstinência do consumo de produtos de origem animal em relação, e, por correlação, a ausência de vitamina B12 na alimentação de vegetarianos e veganos?

A polémica em torno dos veganos e vegetarianos deve-se à sua abstinência total de consumo de produtos de origem animal e, sendo a vitamina B12 essencial ao organismo, os veganos e vegetarianos são frequentemente atacados e tachados de irresponsáveis por estarem a ter uma alimentação “incompleta” e, como tal, deficiente, pelo que poderão sofrer de problemas. Os dedos são apontados particularmente não a veganos adultos por si, mas a pais que criam os filhos com alimentação vegana ou vegetariana. No entanto, a vitamina B12 existe em plantas e, apesar de a sua absorção não acontecer como acontece através da ingestão de produtos de origem animal, existem suplementos alimentares que ajudam a que pessoas com alimentação pura e simplesmente vegetal consigam viver uma vida comum.

De uma forma geral, revemos a importância da vitamina B12 através de uma apresentação da mesma, das suas funções e capacidades e da sua importante função a nível cognitivo. É importante salientar que, apesar de esta vitamina ser muito importante, não deverá ser consumida em excesso sob pena de surgirem outros problemas.