preciso de ajuda para poder ajudar!!
Qua, 09/11/2016 - 20:39
gente, me sinto super perdida de como poderia ajudar meu irmão.
ele mora na Alemanha, um pouco mais de 5 anos.
já teve depressão há uns anos, melhorou, porém nos últimos meses ele tem passado por dificuldades.
perdeu o emprego, meu padrasto que é como se fosse pai dele esta com câncer, minha mãe saio de casa, enfim... sei que se trata de uma doença, sei que ele enxerga o mundo de uma forma diferente da minha, mas não sei como lhe ajudar.
como qualquer pessoa que tenta ajudar, falei pra ele arrumar outro emprego, procurar um curso para ocupar a mente, sair, conhecer pessoas.
já pedi pra ele procurar um medico, mas ele sempre arruma uma desculpa e não quer ir.
minha mãe também tenta sair com ele, da os mesmo conselhos. infelizmente não conseguimos.
se alguém tiver qualquer ideia, qualquer dica de como eu posso ajudar, desde já agradeço.
Comentar
mostrar comentários (8)
esconder comentários (8)
Qui, 17/11/2016 - 09:52
Eu quando estou mal sempre tem gente que aparece dizendo: você tem que sair mais, conhecer pessoas. Se eu estou me sentindo triste, fracassada por conta da minha vida, do meu trabalho, eu me sinto pior perto de outras pessoas pois acabo comparando minha vida com a delas e não tenho nada de bom pra partilhar, pra começar uma conversa. Nessas horas um amigo mais próximo ajuda muito mais, pra desabafar e encontrar um caminho. É importante a gente mesmo encontrar nosso caminho. Sempre vai ter gente achando que pode resolver tudo facilmente, que é só fazer um curso, procurar outro emprego, mas pra quem está deprimido não ve da mesma forma. Simplesmente ouvir sem julgar pode ajudar muito mais e aproxima-lo de você. Ele mesmo que tem que enxergar que o curso, que outro trabalho vai ajudar sua vida, e a partir dai saber o que fazer. Espero ter ajudado. Abraços.
Qui, 17/11/2016 - 11:53
Obrigada pela dica Kenia, tenho um namorado que é depressivo e quero ajuda-lo e quando ele esta em crise não consigo. Ouvir de pessoas que passam por isso nos ajuda muito, pois o amo e quero vê-lo bem.
Sáb, 19/11/2016 - 00:54
Olá Thais , Olá Kenia , Olá Andrea

Vou começar por partes , embora muitas coisas que eu vá escrever , sirvam para os três casos que vocês aqui descrevem . Thais , se você mora no Brasil e o seu irmão na Alemanha , é quase ou mesmo impossível ajudá-lo .As palavras ou frases de encorajamento , na maioria dos casos são até contraproducentes , ou seja fazem mais mal que bem . Isto porque ao dizer ao seu irmão , para conviver com pessoas , para arranjar um outro emprego , ele vê isso como uma história , onde ele não quer fazer nada disso , simplesmente por não querer . Isso vai fazer com que ele se reconheça ou assuma que é um fracassado , que não nada para ficar bem . Ele Thais , mais que você ou mais que alguém , queria ter condições de saúde mental para fazer tudo isso . Tudo o que você lhe diz é apoio Psicológico , mas a Depressão envolve substâncias que o cérebro deixa de produzir , como a Sertralina Noradrenalina e Dopamina . São essas substâncias que dão ânimo , vontade de viver com alegria , conviver etc. Se ele não as tem , é-lhe muitissimo dificil ou impossível , uma recuperação que o faça sentir bem de novo . Se não substituir essas substâncias com medicamentos que as contêm , pouco ajudam as palavras de icentivo . Um doente com uma depressão Moderada a Grave , pede mesmo para que o levem ao médico . Mas pede a alguém em quem ele confie muito e que essa pessoa possa acompanha-lo , dar-lhe carinho faze-lover que essa pessoa lhe é querida e o entende . Como certamente essa pessoa é você , se não estiver junto dele , então ele não vai só , a medicos ou a lado algum . Os gestos , para um Deprimido , valem tanto ou mais que as palavras . Nada melhor do que tudo o que lhe diz para ele fazer , era abraça-lo , acolhe-lo com conforto e muito carinho . Isso sim , ajuda e muito . Eu digo isto porque tenho uma Depressão Major Grave , crónica Recorrente e Resistente aos tratamentos . portanto experiência , conhecimento sobre a Depressão eu tenho e sei o que me faz bem , como gosto que me tratem que não me falem com mau modo . É dificil eu sei , mas se o seu irmão não tiver junto dele esse alguém para o acolher nos braços com ternura , é muito complicado . Penso que estou a referir-me de um modo geral ás três . e estou em consonância com as palavras da Kenia . Entendimento , Um bom Médico Psiquiatra , Medicamentos , Muito Carinho e estar ao lado fisicamente , são as coisas que podem melhor ajudar , um portador de Depressão . Há que ter em conta se lhe foi diagnosticada Depressão , pois há uma enorme diferença ,entre o estar Deprimido ou ser Deprimido . O estar Deprimido é mais fácil de tratar . Numa próxima oportunidade escreverei mais alguma coisa , de forma a poder ajudar . É muito tarde para mim , Já deveria estar a dormir . As melhoras para os vossos queridos e tudo bom para vocês.
Seg, 21/11/2016 - 11:38
Obrigada Ramiro. Seu relato é muito importante para mim. Assim que puder, por gentileza, nos dê mais depoimentos no sentido de como tratar nos momentos de crise, o que seria melhor a fazer. Forte abraço.
Ter, 22/11/2016 - 12:08
Andrea, tão dificil quanto ter depressão é conviver com alguem que tenha. Sei disso porque além de mim mesma tenho um amigo que também passa por isso e nos ajudamos muito. Porém tem vezes que eu o vejo tão no fundo do poço que não consigo ajudar, ele acaba se afastando. Por outras vezes ele me agradece por não desistir dele, ja que muitos amigos acham mais facil pensar "ahh ele não está se ajudando, não posso fazer nada". Só não o abandone, mesmo que as vezes ele fique muito preso ao mundo dele ele precisa de você. As vezes ter alguem que se importa em perguntar como a gente está e a gente poder desabafar ja ajuda muito.
Ter, 22/11/2016 - 12:40
Obrigada Kenia, suas palavras ajudou-me muito. Ouvir de quem passa pela mesma situação é um balsamo para as minhas indagações. Tenho muita vontade em ajuda-lo, porém as vezes me sinto perdida, tenho medo de dizer algo e piorar a situação. Leio muito a respeito e procuro orientação. Te agradeço imensamente pela dica. Que Deus nos dê força e sabedoria e que um dia possamos escrever aqui que vencemos este momento transitório em nossa vidas. Fiquem com Deus.
Ter, 22/11/2016 - 14:41
Olá Andrea , Olá Kenia .

O sofrimento psiquico de uma profunda Depressão é de todos o mais dificil de suportar . A prova disso é que tinha amigos que se suicidaram , porque o suicidio foi no pensar deles a única forma de terminar o sofrimento . Estejam sempre atentas a este sintoma , pois mesmo que dito uma ou duas vezes pelo doente , é já uma inicial ideação suicida . . Mesmo que o doente , não diga nunca que se vai suicidar , hoje , amanhã ou daqui a 6 meses , se disser que era preferível morrer , isso é um sinal para que acompanhe de perto os vossos queridos . Outra coisa muito importante e que devem ter um cuidado extra , é a de não dizerem nunca algo que para vocês é normal , mas que para quem sofre de Depressão , ouvir algumas frases ou palavras de incentivo , onde o doente veja que está naquele estado porque não se esforça para sair , é terrivelmente visto de modo negativo para o doente , que fica a considera-se um inválido , um lixo na sociedade onde ele vê os outros bem . Nunca imponham nada aos vossos queridos . Nunca lhe digam tens que ir ao médico . Usem os termos:Eu estou contigo para te ajudar , vou esforçar-me e tu vais apenas acompanhar-me , para que te e eu fiquemos mais calminhos , porque eu também preciso de me sentir melhor , preciso de ajuda clinica , para mim e ao mesmo tempo para ti também . O que achas ? Vamos os dois , consultar um médico para nos ajudar ? "Desta forma eles não vão sentir-se num mundo completamente diferente do vosso e certamente vos acompanharão . Devem falar nisto com o médico , antes da consulta e peçam mesmo para que o médico as deixe entrar juntamente com eles . Nada melhor para um doente com Depressão que a companhia de uma só pessoa e que essa seja aquela em quem ele mais confia . Tudo o que eu aqui escrevo , tenho em conta de que , eles estão a medicar-se para a Depressão , ou seguidos por um médico . Se não estão é dificil nas crises ou recaídas , ajudar o doente .Caso estejam ou não a ser medicados , se o carinho , a ternura , o abraço acolhedor , deve ser então com mais intensidade e se possível com ajuda médica . Como sempre digo , o compreender , acolher abraçar , são as melhores terapias , que devem aumentar em situações de crise ou recaída .

As melhoras para os vossos amores
Tudo bom para vocês .

Abraço

Ramiro Carreira Neves
Dom, 18/12/2016 - 18:32
Nossa, é muito bom ler tudo isso. Meu ex namorado está com depressão e me sinto de mãos atadas. Sei que uma das principais coisas que precisamos ter é paciência, entender os momentos da pessoa. Mas é muito difícil. Ele diz que me ama e que gostaria de estar comigo, mas não pode. Fica dias sem procurar, diz que não pode conversar, porque não consegue expressar o que sente. Diz que com os outros é mais fácil do que comigo. Tento entender tudo isso, mas está difícil. Mando palavras, ele agradece, mas tenho a sensação de que não adiantam muito, ele diz que sim, que valem muito. Não sei mais o que fazer. Ele fala que todo dia é uma luta, todo dia pensa em acabar com a própria vida. Luta para ir ao trabalho, pra estar no meio das pessoas. Ele não fala em ir ao médico. Só diz que está tentando. Não sei mais o que fazer, não quero perder meu melhor amigo.