Fibromialgia

A fibromialgia é uma síndrome crónica, dolorosa não-inflamatória, caracterizada por dores musculares difusas, fadiga, distúrbios no sono, distúrbios cognitivos, emocionais e dor em pontos específicos (pontos no corpo que com sensibilidade aumentada, também conhecidos como tender-points).
Algumas investigações têm demonstrado que pessoas diagnosticadas com fibromialgia apresentam com frequência anormalidades na receção dos neurotransmissores. Ainda não é conhecido o que provoca dor mas é provável que se deva a problemas no sistema dopaminérgico, no sistema serotoninérgico, no funcionamento das mitocôndrias e/ou no sistema endócrino.

O sintoma mais comum na fibromialgia é a dor podendo afectar uma grande parte do corpo. Por vezes a dor inicia-se de forma generalizada, enquanto que noutros casos poderá afectar outras áreas, como ombros, pescoço, região lombar, etc. A dor descrita, por pacientes diagnosticada com a patologia, como queimadura ou mal estar, podendo ocorrer espasmos.
Além da dor, é frequente haver uma intolerância ao esforço físico, fadiga, sensação de formigueiro e inchaço nas mãos e pés.
Pessoas com fibromialgia sentem também, com frequência, ansiedade, perturbações no sono, atenção, concentração, memória e por vezes depressão.

A fibromialgia é uma doença idiopática, ou seja, as causas ainda são desconhecidas. No entanto, pensa-se que as possíveis causas ou impulsionadores podem estar associados mau funcionamento das mitocôndrias das células, lesões músculo-esqueléticas, diminuição da serotonina e aumento de neurotransmissores.

Ainda são desconhecidas as causas da doença, por isso torna-se difícil o seu enquadramento, no entanto, é classificada como Síndrome Astenia Crónica/Doença reumática.

O tratamento da fibromialgia pode ser realizado através de medicamentos e assistência terapêutica. Como medicamentos pode-se fazer uso de antidepressivos, analgésicos, relaxantes musculares, entre outros.
Como assistência terapêutica poderá ser benéfico a fisioterapia, terapias alternativas, psicoterapia, exercício físico de forma moderada, entre outros.