Atividade grupo
Qui, 14/08/2014 - 18:49
Olá boa tarde Amigos .

Já estou num outro grupo , mas como sofro de doença cardíaca (Angina de Peito)
e tenho os níveis de Colesterol Total , elevados há mais de 20 anos , sem conseguir baixar ao normal , ao passar aqui por este grupo achei interessante inscrever-me , para aprender e também esclarecer algumas coisas importantes . A doença que me afecta o coração , situa-se dentro das finas ramificações das artérias coronárias , que são as que transportam e irrigam com sangue o músculo cardíaco ( Miocárdio ) . Este problema é causado entre outros , por acumulação de gorduras , nas paredes internas das artérias . O Colesterol é uma dessas gorduras assim como os Triglicéridos , que é a gordura que transporta no sangue o Colesterol . Enquanto circulam no sangue , estas gorduras , não provocam directamente grandes problemas . O pior , é que estas gorduras se fixam , nas paredes interiores das artérias e aí óxida ou seca . As artérias ficam mais espessas e menos maleáveis , estamos assim perante um novo problema ou doença que é a Aterosclerose . É desta gordura seca , que se soltam pequenos ou maiores pedaços , que vão provocar os Infartos ou Tromboses , sendo a sua gravidade , consoante o tamanho da placa que obstruiu e do local onde aconteceu o bloqueio .
Portanto , é neste estado que o Colesterol se torna perigoso e para que não aconteça , há que manter os seus níveis controlados , tal como os dos Triglicéridos . Não existe uma coisa isolada , que faça baixar o Colesterol . Só é possível com medicação , dieta , beber muita água , caminhada etc. . A medicação para o Colesterol mais usada , é á base de Estatinas , como a Sinvastatina etc. Mas há que ter cuidado , pois muita gente que toma este medicamento e sem saber , é intolerante ás mesmas e esse facto ira provocar uma destruição de músculo , chamando-se a isto Rabdomiólise . Quando fizerem análises ao Colesterol , façam também ao CK ( Creatinoquinase , enzima muscular ) . Se o valor desta enzima , estiver acima de 170 duas ou três vezes , significa que o medicamento do Colesterol está a fazer mal . Terá que ser alterado pelo vosso médico .
No meu caso , só posso tomar um Medicamento chamado Armo Lipid Plus , não é comparticipado e custa cerca de 18 euros .
Quem normalmente tem colesterol elevado , deve com uma regularidade fazer análises , sobretudo se tem outros factores de risco , como o tabagismo , obesidade , stress etc. . Pode fazer as análises particular , custam cerca de 10 euros , mas evitam de ir ao médico .
Têm que fazer ao Colesterol Total , Colesterol HDL ( bom colesterol ) , Colesterol LDL ( mau colesterol ) . O mais importante está aqui , se o mau está acima do seu valor máximo e se o bom , está abaixo do valor mínimo . A isso dá-se o nome de Indice Aterogénico e isto sim , é mais importante do que saber se o Colesterol está a 240 ou 250 .
Peçam sempre análise aos Triglicéridos e CK .

Espero não ter armado aqui uma confusão , leiam com calma e VIVAM COM CALMA .
Abraço .
Comentar
mostrar comentários (5)
esconder comentários (5)
Qui, 14/08/2014 - 18:55
Quanto ao Danacol , ajuda sim se acompanhado de outras medidas , mas não esquecer . Quem tiver qualquer doença ou afeção intestinal , não deve beber leite nem derivados .
Seg, 18/08/2014 - 16:05
A minha mãe tinha 258 de colesterol total e à 2 semanas que começou a tomar chá de folhas de amoreira. Hoje fez novos exames e tinha 151. Eu estive a ver na net e tem muito boas referências. Não vi contraindicações, mas pergunte ao seu médico, se estiver interessado.
Seg, 18/08/2014 - 16:26
Obrigado pelo excelente testemunho e informações!
Seg, 18/08/2014 - 16:50
Olá Cláudia .

Existem muitas e variadas plantas , folhas de árvores etc . Só que infelizmente o que fez bem á sua mãe , pode fazer-me mal a mim . Entende onde quero chegar ? Quem garante que eu não tenho uma alergia á folha da amoreira ? Eu tomei uma quantidade enorme de chás , Gengibre em água , enfim aquilo que normalmente se diz que faz bem ao colesterol . Até as sementes de linhaça em pó , vários frutos secos , eu tomei , mas não recomendo a ninguém , a não ser que o queiram fazer , por iniciativa própria . Existem milhares de pessoas alérgicas ao amendoim , quem sofre de doenças Celíacas ( Intestinos ) , já não pode ou melhor não deve , beber chá de plantas . No entanto acredito , claro , que esses chás fizeram descer o colesterol TOTAL da sua mãe . Eu procuro e preciso de alguma coisa , que faça descer o mau Colesterol ( LDL ) ( em português , Lipoproteínas de Baixa Densidade ) e aumentar o ( HDL ) ( em português , Lipoproteínas de Alta Densidade ) , bom colesterol .

Fique bem Cláudia
Tudo de bom para si e mãe .
Seg, 18/08/2014 - 17:01
Obrigada pela dica, Ramiro. Tem realmente razão por isso sugeri que perguntasse primeiro ao seu médico. Vou ver se me surge alguma receita para o fim que procura. Depois digo-lhe, mas pergunte primeiro ao seu médico...
As suas melhoras,
Cláudia