boas pessoal.sabem me dizer
Qua, 22/04/2015 - 01:55
boas pessoal.
sabem me dizer se nos portadores d crohn podemos tomar algo do tipo centrum (suplemento vitaminico)?
Comentar
mostrar comentários (2)
esconder comentários (2)
Qua, 22/04/2015 - 01:59
boas João, eu acho que não existe nenhum problema, eu ja tomei isso com a doença diagnosticada.. mas nada como perguntar ao medico ou perguntar na farmácia..
Qua, 22/04/2015 - 20:38
Ora aqui está uma questão pertinente!
Claro que podemos, tomar suplementos vitamínicos, como o Centrum, MAS estes coktails de vitaminas, talvez não sejam adequados a nós, porque precisamos de doses mais elevadas e que devem ser personalizadas, consoante as nossas necessidades!
Por exemplo:
- Deveríamos tomar Omega 3, porque é anti-inflamatório e ajuda-nos a manter o crohn em remissão, fontes de EPA e DHA podem vir na forma de cápsulas de óleo de peixe, e óleo de linhaça. Certifique-se que os suplementos de ômega-3 venham de companhias que possam certificar a origem de seus produtos e que eles estejam livres de metais pesados como mercúrio, chumbo, e cádmio, estes metais são extremamente perigosos, em especial para nós, que temos DII.
- Todos nós devíamos tomar glutamina, para reforçar o nosso sistema imunitário, já por si débil , glutamina é o aminoácido mais abundante no corpo humano e tem importantes funções metabólicas, como é o maior substrato para gliconeogênese, mantém o balanço nitrogenado, conserva as barreiras intestinais, promove a regeneração da mucosa intestinal, é a principal fonte de energia para células intestinais e do sistema imune, entre outras. Para o sistema imune, a glutamina é fonte energética para a proliferação de enterócitos, previne a translocação bacteriana, contribui para a imunidade intestinal, por aumentar a produção de IgA (imunoglobulina A), é essencial para a proliferação de linfócitos T e B e é necessária para a activação de macrófagos.
Mas, Pedro, desculpe as perguntas, e talvez seja indiscreta, mas qual o motivo que o leva à pretensão de ingerir suplementos vitamínicos?! Qual o segmento do colón que está afectado!?
Sente-se cansado?! É isso?! Se o seu segmento afectado do colon for o Íleo, pode ser falta de vitamina B 12, por exemplo, e se for isso, precisa de fazer uma análise á B12, esta vitamina está presente em carnes e verduras, normalmente é absorvida no íleo (a última parte do intestino delgado que conduz ao intestino grosso). Contudo, para que a vitamina B12 seja absorvida, deve combinar-se com o factor intrínseco, uma proteína produzida no estômago, que depois transporta a vitamina até ao íleo e a ajuda a atravessar a sua parede e a passar para o sangue. Sem o factor intrínseco, a vitamina B12 permanece no intestino e é excretada na matéria fecal.

-Não adianta aumentar a quantidade de sopa e legumes – a vitamina B 12 não está nos legumes;

- Não adianta aumentar as fontes de vitamina B 12 (carnes, peixes, ovos, lacticínios) porque não a vai absorver;

- Não tome cápsulas de vitamina B12 porque não a vai absorver;

- Deve tomar vitamina B12 na forma intramuscular (injecções) ou sublingual (comprimidos para colocar debaixo da língua).
A vitamina B 12 pode estar por detrás do seu cansaço. Este factor intrínseco é produzido no estômago e é fundamental para a absorção da vitamina B12.

O motivo mais frequente para diminuição da produção de factor intrínseco é a idade, mas no nosso caso o crohn, acaba por condicionar alterações nas células do estômago. Diminuição da acidez gástrica também influencia a absorção de B12 – quem toma protectores gástricos muito tempo seguido (exemplo omeprazol) está sujeito a deficiência.
Situações cirúrgicas de remoção de parte ou da totalidade do estômago obviamente também condicionam deficiência de vitamina B12.

Portanto se está demasiado cansado e tem crohn ou mais de 50 anos, poderá ter falta de vitamina B12.
Espero que estas informações tenham sido úteis e consulte o seu médico ou nutricionista, tenho a certeza que vai indicar os suplementos vitamínicos mais adequados às suas necessidades!
Fique bem