Qui, 19/11/2015 - 17:48
Boa tarde, companheiros.

Confesso não utilizar muito este fórum, mas a situação justifica que vos peça opinião/ajuda.

Encontrava-me a efectuar tratamento apenas com salofalk, há vários anos.
Não tenho sentidopiorias do meu estado, e não têm surgido mais sintomas, mas a recente colonosc/ demonstrou a existência da inflamação que me tem acompanhado.
Foi-me recomendada a alteração do tratamento, deixando de usar salofalk e passar a usar o imuran.

Qual a vossa experiência com este medicamento?
As contra-indicações são mais graves que as do salofalk, justificar-se-á a alteração?
Comentar
mostrar comentários (8)
esconder comentários (8)
Sex, 20/11/2015 - 15:29
Olá Helder,
Não tenho experiência com imunossupressores, mas o Salofalk e o Imuran são bem diferentes, apesar de ambos serem utilizados na doença de Crohn; o primeiro é usado no tratamento da nossa doença, quando esta se apresenta de forma leve e moderada e o princípio activo é a mesalazina com poucos efeitos colaterais sistémicos, porque age principalmente no tecido intestinal. O segundo é um imunossupressor em que o principio activo é a azatioprina, que tem alguns efeitos colaterais, o seu médico gastroenterologista se não mencionou irá mencionar, porque é importante estar informado dos sintomas que poderá sentir com o Imuran, fará exames de sangue frequentemente para avaliar a função hepática do organismo. A sua imunidade vai diminuir mais, tenha cuidados.
Crohn é uma doença auto imune que afecta todo o nosso sistema digestivo, desde a boca até ao recto, o nosso organismo não reconhece o nosso sistema digestivo e ataca-o de forma silenciosa, mesmo que não tenha sinais e sintomas da doença pode estar iminente uma crise, e é isso que o seu médico quer prevenir pois o Imuran demora a surtir efeito.
Espero ter sido útil!
Tudo de bom
Sex, 20/11/2015 - 16:16
Se o médico sugeriu a alteração é porque deverá ter algum fundamento. Mesmo não tendo sintomas externos graves, o estrago no intestino pode continuar a acontecer "silenciosamente" e criar problemas ainda piores no futuro.

Já estive numa fase semelhante em que tinha poucos sintomas no geral, mas as colonoscopias mostravam grandes áreas de lesões que mais tarde ou mais cedo iriam levar a uma obstrução. Cada pessoa é diferente e pelo simples facto de andarmos não bem não significa que algo não esteja alterado. Por isso é melhor confiar no médico e colocar todas as perguntas sobre esta opção, informar-se sobre o medicamento, etc.
Sex, 20/11/2015 - 16:20
Quantos ao Imuran, tomei durante algum tempo e causou-me uma ligeira pancreatite (um dos efeitos colaterais mais comuns dos doentes com Crohn), por isso parei o tratamento. Neste momento estou a tomar Humira e até agora tem sido óptimo: praticamente nenhum efeito colateral e a doença completamente controlada. Mas claro, sempre ciente de que os imunosupressores a médio e longo prazo podem ser problemáticos...
Sex, 20/11/2015 - 16:45
Olá Helder
tomo Imuran e o Salofalk à 3anos. Em relação ao Salofalk nunca senti nenhuma contra-indicação.
Em relação ao Imuran sentia enjoos e nunca tinha vontade de comer, a minha pele ficou muito seca e queda de cabelo. Em relação aos enjoos decidi tomar o Imuran em jejum e eles desapareceram. Os restantes sintomas permanecem
Espero ter ajudado.
Seg, 23/11/2015 - 00:00
Olá Helder
Eu tomei durante alguns anos Pentasa, mas depois de uma ressonância que fiz em Abril foi me muda a medicação Primeiro fiz Lepicortinolo, no qual estou a fazer desmame. E foi-me receitada também um imunossupressor, Azafalke em que o principio activo é a azatioprina. Fiz uma reção alergica, febre, fiquei com o sistema imunológico em baixo, e tive de por baixa não conseguia trabalhar, secou-me a pele e tive queda de cabelo e unhas começaram a partisse. Neste momento estou à espera para fazer uma colonuscopia e um estudo aos pulmões. Desde Setembro que faço análises de duas em duas semanas. Depois do resultado dos próximos exames a médica diz que vou experimentar medicação biológica.
Seg, 23/11/2015 - 00:36
helder onde esta a ser seguido e por que médico?
Seg, 23/11/2015 - 09:53
Em Braga, com a Dra. Raquel Gonç/lves.
Seg, 23/11/2015 - 14:18
caros colegas de crohn, sou novo neste espaço, mas ja tenho a doença ha 10 anos, a minha medicação era pentasa e corticoides e tambem medicção para a flatulencia. Infelizmente tenho tambem fistulas que ultimamente me tem causado grandes transtornos. Neste momento estou a ser seguido nos Capuchos e iniciei o Imuram, mas sinto tonturas e falta de apetite. Tenho cirurgia prevista para as fistulas, pois agora criou-se um obcesso na nadega que ja foi drenado mas que se mantem. Estou mesmo numa fase critica. Alguem que tenha situação identica me possa dar indicações, mesmo em relação ao Imuram. Ogrigado