Ansiedade e ataques de pânico
Sáb, 13/08/2016 - 19:48
Boa tarde,

Do grupo das psicoses alguém sofre de ansiedade e de ataques de pânico?

Eu sempre fui um pouco ansiosa, mas acho que ultimamente (11 anos após o meu primeiro surto psicótico) piorei bastante. Andar de metro, andar de comboio e até viagens de carro para além do rotineiro deixam-me extremamente ansiosa. Ainda não tive nenhum ataque de pânico, mas tenho medo de ter pois o meu coração fica acelerado e parece que não consigo respirar bem.

Alguma sugestão de como lidar melhor com a situação?

Obrigada
Comentar
mostrar comentários (3)
esconder comentários (3)
Ter, 20/09/2016 - 11:43
Acupuntura
Ter, 08/11/2016 - 19:27
Boa Tarde Isabel,
posso apenas afirmar que tenho alguma ansiedade e movimento-me muito quando muito ansioso. Além disso, tendo psicose - esquizofrenia - sinto algum desconforto social. No entanto raramente ou nunca atingi a situação de pânico, pelo que pode ser algo diferente, ou certo efeito secundário. A paranóia em grande escala pode-se confundir mas não é a mesma coisa, nem os medos ou fobias. Contudo, penso entender um pouco o que possa sentir. Se calhar o "pânico" que refere é um desconforto social muito grande e nisso a doença, pelo menos para mim, confunde-se um pouco com os tratamentos. Estes tem problemas e moldam-nos de várias formas. Eu não sou a mesma pessoa em muitos aspectos com tratamentos diferentes. Para se sentir melhor poderá discutir isso com o seu médico e perceber a origem e a solução mais adequada.
Qua, 09/11/2016 - 22:43
Olá Miguel, muito obrigada pela resposta.

Não vejo muito a questão dessa maneira, de que se poderá tratar de um efeito secundário, mas acho tem alguma razão. Eu também estou diferente desde que mudei a medicação, a risperidona fazia-me estar mais deprimida e o invega faz-me sentir melhor.

Quanto à ansiedade, eu sempre tive algum medo de andar de transportes, mas agora estou pior. Só espero é que o medo não me paralise.

Obrigada, mais uma vez.

Obrigada também à Maria. Vou equacionar essa possibilidade.